Pesquisa de Tendência

2 out

Pesquisa de Tendência

O que é?

A pesquisa de tendência de mercado é uma importante ferramenta para o processo de inovação e planejamento de marketing de qualquer negócio.

Por meio dos estudos de tendência, sua empresa receberá informações relevantes sobre o mercado onde atua, prevendo as alterações no comportamento dos consumidores e suas preferencias futuras de compra. Este é um importante mecanismo para se entender o que está por vir e o que terá impacto sobre o seu negócio e mercado.

Entenda que, por meio dos estudos de tendência, a sua empresa estará a frente da concorrência, atuando de forma mais estratégia e direcionada ao mercado. As informações de tendência auxiliam em uma comunicação mais eficiente com seu público, deixam mais ágil o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções, assim como permite as organizações um planejamento ajustado não ao mercado atual, mas ao mercado futuro.

Como Fazemos?

Os estudos de tendência de mercado, ou tendência de consumo (consumer trends), da Jumppi são conduzidos por uma metodologia própria, robusta, adotando as mais modernas práticas de pesquisa e ciência de dados. Assegurando uma análise rica e aprofundada sobre o comportamento futuro do mercado e dos consumidores.

Nossa metodologia envolve uma coleta sistemática de dados setoriais, de tecnologia, econômicos, de consumo, dos concorrentes, dentre outros, equiparando ao mercado nacional e internacional. Além das fontes dados do mercado, conciliamos coleta sistemática de informações junto a especialistas, consumidores e outros públicos de relevância para o objeto em estudo.

Os projetos podem ser conduzidos de forma 360º, mais abrangente e analisando todo o macroambiente da organização, ou de forma segmentada, focada em uma questão específica e relevante para sua empresa.

Nossa análise de tendências é orientada para os objetivos estratégicos das organizações, inspirado na Teoria das Capacidades Dinâmicas, que tem como ponto central o aumento da competitividade da sua empresa:

Teoria das capacidades dinâmicas

Teoria das capacidades dinâmicas

Para quem?

A pesquisa de tendência de mercado pode se destinar a diferentes áreas de uma empresa, sendo as mais relevantes:

O comitê ou área de inovação: Os estudos de tendência são uma importante fonte de informação para o processo de inovação das empresas. Por meio da análise das tendências é possível direcionar o desenvolvimento de soluções e produtos que melhor respondam ao mercado futuro, potencializando as chances de sucesso e auxiliando no processo de pensamento disruptivo nas organizações.

Área de marketing: Uma das tarefas essenciais do marketing é conectar a empresa ao mercado, estruturando um conjunto de estratégias e ações para o alcance de resultados. Os estudos de tendência, ou tendência de consumo, permitem aos profissionais de marketing um olhar para o futuro, entendendo quais comportamentos terão mais influência e impacto sobre o negócio, de modo que possa antever o que esta por vir e preparar a organização para responder de forma assertiva ao que o mercado espera ou deseja.

A área de comunicação e/ou agências de comunicação: A dinâmica de comunicação, principalmente no ambiente digital, precisa ser acompanhada de perto pelas organizações. Este é uma área crítica, volátil e de significativo impacto sobre a imagem e presença da marca, performance de vendas, diferenciação competitiva, relacionamento com clientes, dentre outros.

Entender o comportamento futuro dos consumidores do ambiente físico e digital permite as empresas ajustar e responder mais rapidamente aos movimentos do público, trazendo mais visibilidade, presença e alcance para a marca.

Área de produtos: Tornar o desenvolvimento de produtos mais ágil e assertivo depende de um olhar apurado para o mercado. Os níveis de investimento são muito elevados para se cometer erros de lançamento de produtos que não performam. Entregar aquilo que o cliente precisa e deseja de forma assertiva depende de estudos de tendência que melhor direcionem as decisões sobre os atuais e novos produtos. Aqui temos um meio fundamental para melhor aproximar a empresa do seu mercado atual e o futuro do consumo.

E quais são as principais pesquisas de tendência que realizamos?

COOLHUNTING

Você já ouviu falar sobre o processo de Coolhunting? Este é um mecanismo de pesquisa muito interessante e dinâmico. O Coolhunting tem o objetivo de trazer uma visão geral do mercado e suas principais inovações através de um processo busca digital e escuta online.

Por meio do Collhunting você terá:

  • Análise das micro e macrotendências do seu setor;
  • Análise dos principais players (concorrência): O que estão fazendo e para onde estão se movimentando;
  • Moodboard, ou criação de um painel semântico, ilustrativo e que melhor representa, por meio de imagens, as tendências do seu mercado.
  • Repositório de tendências: Processo organizado e facilitado de consulta de todas as tendências mapeadas pelo coolhunting. Aqui temos uma ferramenta prática e dinâmica para  geração de conhecimento em sua empresa.
Análise do comportamento do consumidor (pesquisa de tendência)

Análise do comportamento do consumidor

TENDÊNCIAS 360º

Aqui temos o processo mais aprofundado para análise de tendências. No tendências 360º além de todo processo de Coolhunting haverá uma jornada mais imersiva de pesquisa, envolvendo atores chave (influenciadores), especialistas de mercado, consumidores e outros importantes para o melhor entendimento sobre o futuro do seu mercado.

Por meio do tendências 360º você terá:

  • Análise das micro e macrotendências do seu setor;
  • Análise dos principais players (concorrência): O que estão fazendo e para onde estão se movimentando;
  • Análise de pestel: (EXPLICAR)
  • Curva de valor: (EXPLICAR)
  • Moodboard, ou criação de um painel semântico, ilustrativo e que melhor representa, por meio de imagens, as tendências do seu mercado.
  • Repositório de tendências: Processo organizado e facilitado de consulta de todas as tendências mapeadas pelo coolhunting. Aqui temos uma ferramenta prática e dinâmica para geração de conhecimento em sua empresa.
TENDÊNCIAS 360º

TENDÊNCIAS 360º

Seja qual for o seu setor ou desafio da organização, as pesquisas de tendência são um importante instrumento para direcionar o futuro do seu negócio. Agende um uma breve conversa com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.

Além de uma orientação, você poderá solicitar a apresentação de alguns cases para conhecer melhor o que podemos fazer pela sua empresa.

A Jumppi é uma empresa de inteligência e pesquisa, especialista em estudos de tendência de mercado, com mais de 20 anos de experiência.