Fim do Imposto Sindical: como a pesquisa de mercado pode salvar os sindicatos
Como sindicalizar e reter profissionais após o fim da obrigatoriedade?
Recentemente o Governo Federal aprovou a nova legislação trabalhista, sendo um dos pontos centrais a desobrigatoriedade da contribuição sindical. Isso pode decretar o fim de uma série de sindicatos que não estão preparados para atender aos anseios de seus filiados, simplesmente porque não sabem como fazer isso. Neste contexto, a pesquisa de mercado se mostra como uma ferramenta crucial, para obtenção de informações estratégicas que auxiliarão o processo de planejamento e reposicionamento da imagem do sindicato perante o seu público.
Por isso, criamos este post com o objetivo de ajudar os sindicalistas a compreender o que querem os filiados e como se comunicar com eles, gerando adesão e interesse na sindicalização permanente.
Qual o perfil do meu sindicalizado?
Os sindicatos possuem perfis extremamente diferentes de atuação no Brasil. Alguns deles são focados na prestação de serviços: oferecer vantagens coletivas e benefícios para os seus associados, tais como clube de vantagens em estabelecimentos comerciais, descontos em serviços e produtos diversos, bolsas de estudo para aperfeiçoamento profissional, clubes sociais e etc. Outros são totalmente voltados para a questão política ou representação trabalhista e enxergam nos seus sindicatos uma forma de lutar por direitos e fazer frente a outras categorias – sejam elas de patrões ou empregados. Compreender o que quer o seu potencial associado é o primeiro passo para oferecer a solução adequada.
Qual a avaliação atual do meu sindicato e dos sindicatos concorrentes?
A obrigatoriedade da filiação sindical fez com que vários dirigentes se afastassem das reais demandas dos sindicalizados. Antes de criar novas estratégias de atração de sindicalizados, é fundamental saber o que pensam os atuais e potencias associados sobre o funcionamento do sindicato. Pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades devem ser desenhados de forma a compreender como agir no processo de remodelamento da estrutura sindical. Os sindicatos que não possuírem informações atualizadas e confiáveis sobre a satisfação e as expectativas do sindicalizado estão fadados ao fechamento – e esse processo será rápido.
Quanto cobrar?
A taxa paga pelo sindicalizado (pós-desobrigatoriedade) o despertará a maior conscientização. A taxa sindical vale o que cobra? Esse valor deve atender não somente às expectativas dos gestores mas também às do contribuinte. O cálculo desse valor deve levar em conta aspectos como:
- Os benefícios recebidos pelo sindicalizado
- A atuação sindical para melhorias da categoria
- As necessidades burocráticas da estrutura
- Evasão
- Novas adesões
Manutenção x novas adesões
Manter um “cliente” sempre foi mais barato que conquistar um novo. Isso significa que, para os sindicatos, entregar aos atuais sindicalizados respostas aos seus anseios é muito mais eficiente que se empenhar em trazer novos sindicalizados. Mais isso só pode ser feito se houver total compreensão do que manterá o associado. Além disso, novas adesões ficarão cada vez mais difíceis, visto o esforço de marketing necessário para chegar a esse “cliente” que, até ontem, era um contribuinte obrigatório.
Quais canais de comunicação utilizar?
O velho jornal do sindicato ainda é útil? Ele chega a todos os afiliados? São lidos? Existe um banco de e-mails, ou grupos em redes sociais? E o site, é um mecanismo útil para comunicar com o sindicalizado? A grande maioria dos profissionais no Brasil hoje sequer sabe o que faz ou fez o sindicato no último ano. Isso impactará diretamente na opção pela permanência ou não da sindicalização. É fundamental identificar a melhor forma de se comunicar com o seu público, fazendo com que suas ações de melhoria feitas com tanto esforço não se transformem em um esforço sem retorno. De nada adianta compreender as necessidades do seu público e oferecer soluções se ele não souber o que está sendo feito e de que forma pode se beneficiar da sindicalização.
Compreendendo o público-alvo
O sindicalizado a partir de agora terá um comportamento muito similar ao de um cliente de uma empresa. Apesar dos objetivos dos sindicatos não serem empresariais, sua gestão deve estar voltada a atender as expectativas de seu público-alvo. Esse processo passa, necessariamente, pela compreensão desse público. O ponto positivo para os sindicatos é o fato deles possuírem a base de contato de seus sindicalizados. Isso reduz significativamente o custo de aplicação de pesquisas, que podem, inclusive, serem feitas por e-mail. Também é altamente recomendável compreender o perfil do público que ainda não é associado, e os motivos que o levariam a se sindicalizar. A Jumppi possui um produto específico para atingir os objetivos dos sindicatos nessa nova realidade. Caso queira solicitar um planejamento de pesquisa, totalmente sem custos, preencha o formulário abaixo.
O passo a passo:
- Identificar o perfil do sindicalizado e potencial aderente
- Descobrir como o sindicato é avaliado pelos seus filiados, bem como os sindicatos concorrentes e seus associados
- Mensurar o valor ideal da taxa sindical para um número máximo de filiados, que seja viável para o correto funcionamento da estrutura sindical
- Compreender as expectativas em relação ao sindicato
- Mapear os canais de comunicação necessário para a entrega dos resultados
- Remodelar as ações do sindicato para atender às expectativas de seu público alvo
- Desenvolver e manter mecanismos e indicadores de desempenho, de modo a permanecer informado sobre o nível de satisfação, as expectativas e percepções de seu público.
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Bom proveito!
Time Jumppi