Pesquisa de marketing: conheça quais são os tipos e por que é tão importante

27 ago

Pesquisa de marketing: conheça quais são os tipos e por que é tão importante

Pesquisa de marketing: conheça quais são os tipos e por que é tão importante.

As estratégias de marketing são construídas com base em análises, como cenários externos, internos e diversos outros dados. Essas informações funcionam como um guia para a tomada de decisão, de modo que os resultados esperados sejam alcançados.

Então, é nesse momento que a pesquisa de marketing entra como uma etapa essencial para obter essas informações, pois cada modelo tem um objetivo diferente. Por exemplo, enquanto algumas buscam entender o problema, outras têm o intuito de interpretar os fatos, podendo, inclusive, manipular situações para testar possibilidades.

Listamos, abaixo, quais são as diferentes pesquisas e em quais momentos elas devem ser utilizadas no estudo de marketing. Então, se você quer descobrir, basta continuar a leitura!

Conjoint

A análise conjoint, ou conjunta, é utilizada para entender como os clientes desenvolvem preferências por diferentes produtos ou serviços. Essa informação é essencial para a empresa saber quais são os atributos que os consumidores mais valorizam e o que eles consideram na hora da compra.

Para descobrir esses dados, é feita uma análise estatística compreendendo as diferentes características possíveis do produto ou serviço. O cliente atribui valores para cada atributo, baseado na sua utilidade. Com base nessas combinações, é possível diagnosticar quais são as preferências do público e, assim, definir quais atributos mais influenciam a decisão de compra de um produto ou serviço.

Laddering

Laddering é uma técnica utilizada para obter dados qualitativos em uma pesquisa. Na análise de marketing, ela traz uma abordagem mais elaborada para compreender as motivações dos consumidores. Diferentemente dos métodos tradicionais, esse utiliza a psicologia para prever o comportamento do consumidor ao compreender:

  • os atributos que despertam interesse para a compra;
  • as consequências de cada característica;
  • a relação das motivações e dos valores pessoais do cliente com esses efeitos;

Esta é uma das melhores técnicas para identificar os motivos que levam um cliente a realizar uma compra. Esta é uma técnica muito avançada e que exige uma excelente dinâmica para aplicação das perguntas, além de uma criteriosa organização dos dados de pesquisa e por estes motivos, tanto a abordagem ao cliente quanto às questões e análise dos resultados deve ser feita por profissionais especializados.

Satisfação de clientes

O objetivo do estudo de satisfação é descobrir se os resultados esperados pelo cliente durante a compra foram atingidos. Essas informações são cruciais para entender quais são os pontos de melhoria durante a jornada do cliente e planejar ações corretivas, tendo a oportunidade, inclusive, de resgatar os consumidores insatisfeitos.

O estudo de satisfação de clientes tem o caráter descritivo, mas não explica com detalhes por qual motivo os problemas acontecem. Portanto, pode ser feito para ter uma base, a fim de aplicar as próximas ações. Um exemplo de pesquisa muito utilizado é o NPS.

Neuromarketing

Neuromarketing é uma ciência aplicada para compreender como funciona o cérebro do consumidor durante o processo de decisão de compra. Dessa maneira, essa técnica explora todos os 5 sentidos, como:

  • expressões faciais durante uma música;
  • movimento dos olhos ao experimentar um produto;
  • batimentos cardíacos em situações de urgência, como uma liquidação.

Porém, como entender esse comportamento do cliente, já que os dados são tão subjetivos? Basta realizar pesquisas de marketing para investigar os hábitos de consumo. Por exemplo, você pode contar uma história e perguntar, ao final, quais emoções foram despertadas no leitor. Aliás, esses dados fornecem informações valiosas no planejamento das campanhas de marketing.

Cliente oculto

O cliente oculto, também conhecido como cliente espião, é uma missão diferenciada de todas as pesquisas que listamos aqui. Ele se caracteriza de consumidor e analisa, de maneira sigilosa, não apenas as características do produto e do serviço do concorrente, mas também a experiência do cliente durante a jornada de compra.

Essa pesquisa é ótima para fazer benchmarking, entretanto, o foco é estudar a fundo as estratégias utilizadas pela concorrência no relacionamento com o consumidor. Com esses dados, é possível identificar os pontos fortes e fracos e ganhar vantagem competitiva sobre essas informações.

Confira alguns exemplos práticos:

  • realizar perguntas durante a compra;
  • pedir solicitações fora do comum;
  • observar a conduta para tratar reclamações;
  • analisar a qualidade do atendimento;
  • verificar o comportamento da empresa depois de receber elogios.

Análise de demanda

Com as mudanças no comportamento do consumidor acontecendo tão rapidamente, decorrentes da transformação digital, essa pesquisa de marketing é essencial para analisar o nicho de mercado e perceber a necessidade de novos produtos e serviços. Assim, a empresa consegue ficar um passo à frente da concorrência, atendendo à demanda à medida que essas carências surgem.

Ter flexibilidade para se adaptar às mudanças é uma exigência da era digital. Portanto, essa pesquisa deve estar sempre atualizada, caso contrário, a entrega de valor oferecida ao cliente pode cair em desuso. A abordagem para fazer essa previsão de demanda pode ser:

  • quantitativa: média de vendas ou de procura em um período preestabelecido;
  • qualitativa: geração de ideias e insights baseados no comportamento do consumidor.

Teste de produtos

Fazer uma pesquisa de teste é uma etapa essencial no lançamento de produtos. Com as informações, é possível saber se ele resolve o problema do cliente e, inclusive, se a ideia é válida no mercado. Porém, esse estudo não é exclusivo para novos produtos, uma vez que também pode ser utilizado na melhoria de negócios existentes.

Para obter uma análise satisfatória, os respondentes devem testar o produto e responder a um questionário com perguntas detalhadas de modo que se consiga saber:

  • quais tipos de necessidades foram ou não atendidos;
  • qual o potencial de aceitação do produto;
  • qual a viabilidade do valor de venda no mercado.

Nesse tipo de pesquisa, é importante encontrar pessoas que tenham características similares às personas do negócio. Com um painel online, essa tarefa pode ficar ainda mais fácil, porque as características podem ser filtradas. Ou seja, basta segmentar pelas informações específicas que você terá o perfil ideal.

A pesquisa de marketing exerce um papel importante para conhecer melhor as necessidades do mercado em que a empresa está inserida. Portanto, essa estratégia é essencial para tomar decisões com base em dados reais. Além disso, a estratégia de marketing ganha credibilidade, porque consegue gerar leads qualificados e solucionar os problemas que impedem o crescimento da empresa.

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