IA Generativa e a revolução do marketing e da indústria da criatividade
JUMPPI TREND TALKS
Por Sérgio Maris
Você sabia que seis a cada dez lideranças de marketing estão usando a IA Generativa para criar conteúdos incríveis e inovadores? Essa é uma das principais tendências do mercado em 2024, que está transformando a forma como as marcas se comunicam com os consumidores e se destacam da concorrência.
A IA Generativa é uma tecnologia que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para gerar conteúdos em diferentes formatos, como texto, imagem, áudio e vídeo a partir de dados ou palavras-chave. Essa tecnologia permite que os profissionais de marketing e da indústria criativa produzam conteúdos de forma mais rápida, eficiente e personalizada, além de estimular a criatividade e o desenvolvimento cognitivo dos usuários.
Um exemplo de sucesso é o myAI, o chatbot do Snapchat que utiliza a IA Generativa para oferecer aos usuários sugestões de design, recomendações de produtos de beleza, entre outras funcionalidades. Mais de 150 milhões de pessoas já usaram o myAI, que se tornou um dos principais diferenciais da plataforma.
A IA Generativa também está mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas nos meios digitais. Em vez de respostas curtas e padronizadas, os chatbots podem gerar conversas fluidas e naturais, adaptando-se ao perfil e às preferências de cada usuário. Isso cria uma experiência mais humana e personalizada, que aumenta a satisfação e a fidelização dos clientes.
Além disso, ela pode ajudar as marcas a se posicionarem melhor no mercado. A tecnologia auxilia na criação de conteúdos que reflitam os valores e propósitos das empresas, bem como na identificação das expectativas e necessidades dos consumidores.
Segundo pesquisa da Dentsu, 71% dos CMOS e 78% dos consumidores acreditam que a IA Generativa é o futuro do marketing. O investimento em publicidade está previsto para aumentar 6,9% em 2024, totalizando US$734,6 bilhões, em 2025. Na América Latina, liderada pelo Brasil, no mesmo período o crescimento previsto é de 4,5%.
Diante desse cenário, as empresas que quiserem se manter competitivas terão que investir na IA Generativa como uma ferramenta estratégica para criar conteúdos relevantes, originais e personalizados. Esta é uma oportunidade única para as marcas se conectarem com os consumidores de forma mais profunda e autêntica, gerando valor e confiança.
Nesse sentido, o funcionamento das mídias de varejo é um fenômeno importante de se analisar. A retail media é uma forma de publicidade que consiste em exibir anúncios de marcas dentro dos canais dos varejistas, sejam eles digitais ou físicos.
Essa estratégia permite que os varejistas monetizem seus espaços e dados, gerando receita adicional além das vendas de produtos. Assim, as marcas alcançam consumidores que já estão em busca de soluções, aumentando as chances de conversão e fidelização, em um ambiente propício para o ato de compra. Uma aposta certa, é de que soluções de IA já estão sendo pensadas e aplicadas nas estratégias de retail media.
Em conclusão, o mercado global de publicidade está em um ritmo acelerado de transformação e progresso impulsionado pela IA Generativa e suas aplicações em assistentes virtuais e pesquisa inteligente. A IA Generativa é, sem dúvida, a representação de uma nova era de ouro da criatividade, que promete revolucionar o marketing e a indústria criativa nos próximos anos.
E aí?! A sua empresa já utiliza a IA Generativa em suas ações de marketing? Não fique preso no passado, a Jumppi te auxilia a compreender os movimentos do presente que revelam os cenários futuros. Entre em contato conosco para descobrir mais sobre essas e outras tendências do mercado.
Indústria Criativa | IA Generativa | Marketing e Publicidade