Como funciona e quais os benefícios do painel online? Entenda!
Como funciona e quais os benefícios do painel online? Entenda! O uso dos recursos da internet é cada vez mais comum para a realização de levantamentos de dados. As pesquisas por meio de painéis online vem despertando o interesse das empresas por mostrarem-se convenientes para os entrevistados, pela possibilidade de uso de mídias — como vídeo, áudio ou fotos — e, especialmente, pelo seu baixo custo e sua agilidade em termos de tempo de coleta de dados.
Mas essa prática tem algumas limitações e conhecê-las é importante para a tomada de decisão sobre o seu uso. A principal delas é a dificuldade de delimitar o universo pesquisado, o que interfere diretamente em sua representatividade.
Para ajudá-lo a entender melhor o que é o painel online, como ele funciona e quais as suas vantagens e desvantagens, conversamos com o diretor de Planejamento e Projetos da Jumppi, o professor e doutor em administração, Matheus Lemos de Andrade. Confira!
Entenda o que é o painel online
O painel online é um tipo de pesquisa em que os respondentes são previamente cadastrados e respondem uma bateria de perguntas sobre seu perfil demográfico e seus hábitos de consumo. Tais respondentes ficam disponíveis para responder aos questionários que são enviados por e-mail.
Geralmente os questionários são rápidos, podendo ser respondidos em até 15 minutos. De acordo com o professor Matheus Lemos, doutor em administração e diretor da Jumppi – Inteligência e Pesquisa, o painel online é uma forma de se fazer pesquisa que está crescendo muito, apesar de não ser a melhor solução em relação a outras técnicas que apresentam resultados mais confiáveis, cientificamente. “É importante compreender quem são os elementos que compõem o painel online para verificar se ele é adequado para os objetivos e para o projeto de pesquisa”, afirma.
Seleção de entrevistados
O professor explica que, efetivamente, painel online é uma forma de seleção dos entrevistados. “Ele não é nem um método, nem uma técnica de pesquisa. Basicamente, consiste em uma forma de amostragem”.
O painel online determina obrigatoriamente a forma de responder ao questionário, que pode ser por autopreenchimento ou por meio de entrevistas realizadas à distância, por videoconferência. Assim, a pessoa poderá ser entrevistada ou, até mesmo participar virtualmente de um grupo de discussão .
A desvantagem é a falta de controle sobre a amostra. Não é possível saber, por exemplo, se a pessoa que está respondendo do outro lado está exatamente dentro do perfil. “Ela pode ser um profissional respondente, que está cadastrado e ganhando dinheiro. Pode até mentir em algum filtro para entrar na pesquisa, podendo fraudar o resultado. Mas até aí tudo bem, porque qualquer pesquisa está suscetível a falta de honestidade dos respondentes. O problema é a forma de seleção dos respondentes que compõem o painel, que não garante a aleatoriedade ou a probabilidade de seleção dos indivíduos. Pensando no rigor científico da pesquisa, você perde muito com essa característica”, afirma o professor.
Conheça os benefícios dessa prática
Apesar das desvantagens levantadas sobre o painel online, há alguns benefícios que não podem ser ignorados. Em algumas situações, portanto, esta solução pode ser utilizada para o levantamento de dados por meio da internet. Entre elas, podemos citar:
- baixo custo de coleta de dados;
- curto prazo para coleta de dados;
- permite a utilização de foto, vídeo, ramificação e randomização das perguntas, entre outras funcionalidades;
- possibilidade de realizar estudo de abrangência internacional a partir da aplicação da mesma ferramenta.
Saiba por que é uma tendência
Por todas as vantagens que apresentamos, o uso do painel online pode ser considerado uma tendência que cresce a cada dia. Porém, é preciso considerar as suas desvantagens para que não seja utilizado de forma desavisada.
De acordo com o professor Matheus Lemos, essa é uma prática temerosa uma vez que, geralmente, as pessoas não têm consciência da capacidade de extensão e de confiabilidade desse tipo de informação. De toda forma, ela pode ser usada, desde que haja o acompanhamento de um profissional qualificado, que faça as análises de acordo com as limitações e as potencialidades da técnica.
Deve estar claro que o painel online não permite obter amostras probabilísticas e representativas. “Se o objetivo for fazer projeção de resultados de amostra para o universo, o painel online não é a solução!”, afirma o professor. O painel online é indicado para compreender um público, testar publicidade e fazer avaliação de campanhas e logomarcas, por exemplo. “Mas não é válido para extensão ou extrapolação dos resultados”.
Veja como a Jumppi pode ajudar
A Jumppi foi fundada em 2003. Seu destaque está na elaboração de projetos customizados para cada cliente, com aplicação de conhecimentos multidisciplinares. Dessa forma, avalia o mercado a partir de uma visão estratégica, com foco na prática gerencial.
O principal objetivo da Jumppi é contribuir para a maximização dos resultados dos clientes. Usa, para isso, seu entendimento do mercado de modo holístico e integrado ao negócio. Assim, zela pela confiabilidade e precisão das pesquisas realizadas, desde as quantitativas ou por observação até as práticas de cliente oculto, grupo focal, entrevistas em profundidade, laddering, entre outras.
No caso do painel online, oferece a credibilidade e a consultoria especializada necessárias para que esta solução seja usada adequadamente pelas empresas. Assim, confere maior rigor científico à pesquisa, considerando todas as suas limitações e elaborando relatórios precisos para que seu uso tenha a destinação mais adequada para a estratégia da empresa contratante.
Ficou interessado no tema? Entre em contato conosco e entenda de que forma a equipe da Jumppi pode ajudar seu negócio a entender o mercado em que atua.